FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
As crianças atualmente pela falta de espaço, de segurança ou pelo consumismo desenfreado estão modificando seus hábitos e a forma de brincar. As brincadeiras e os jogos vêm perdendo espaço devido aos diversos fatores ligados ao crescimento urbano e à modificação do estilo de vida das famílias.
Assinale a alternativa que traz o dia a dia de uma escola que contradiz a esses fatores: falta de espaço, insegurança e acúmulo de atividades extraescolares.
A importância ressaltada para os jogos e atividades lúdicas porque por meio deles a criança amadurece no seu tempo e de acordo com sua faixa etária e, por isso, todo professor deve incluir momentos lúdicos no seu planejamento.
O incentivo aos pais que substituem a sua ausência por aparelhos tecnológicos que dão prazer imediato, achando uma maravilha os alunos dominarem tal tecnologia.
A influência midiática por meio da televisão, videogames e computadores fazendo com que as crianças passem muito tempo em frente a esses aparelhos, privando-lhes das descobertas que as brincadeiras oferecem quando desenvolvidos no contato direto com o outro.
Os pais, ao tentarem compensar o "tempo perdido" pelas crianças com aparelhos eletrônicos e por dizerem-se preocupados com o futuro das mesmas, acabam por exagerar na carga de atividades como natação, inglês, música, entre outras e as escolas acompanham tal demanda.
As escolas, em resposta às demandas de pais preocupados como o futuro dos filhos, implementam trabalhos com apostila e tabletes desde o maternal, e dedicam um tempo grande aos conteúdos, em detrimento das brincadeiras livres.
Leia com atenção o parágrafo abaixo que se remete a formação profissional no curso de Pedagogia.
As Diretrizes Curriculares nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/CP nº 1, de 15/05/2006), em seu artigo 4º, dispõem:
“O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviço e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos”.
Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções:
I. O campo de atuação do pedagogo em espaço não escolar, no âmbito da Educação Infantil, é muito diversificado. Nesses espaços poderá desenvolver atividades pertinentes ao trabalho pedagógico como: elaboração de materiais didáticos, coordenação de trabalhos de grupo, projetos pedagógicos, entre outros.
PORQUE
II. Nesses espaços não escolares, ao interagir com os profissionais das demais áreas, o pedagogo poderá realizar diferentes atividades, como por exemplo: (em empresa - gestão de pessoas -, em presídios – trabalho pedagógico com bebês filhos de presidiárias durante período de amamentação, hospitais – trabalho pedagógico com crianças que precisam permanecer internadas para tratamentos por um tempo prolongado).
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
Sobre a Educação Infantil no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I-Somente a partir de 1889, no regime republicano, as instituições destinadas às crianças pequenas começaram a surgir em números maiores.
II- Os jardins de infância vão surgindo com o mesmo caráter de cuidar das crianças pobres, sem a definição se seriam mantidos por entidades públicas ou privadas.
III- Até meados do século XX, a função predominante de quem cuidava dessas crianças era a pedagógica, porque alfabetizar as crianças das classes trabalhadoras era a prioridade.
IV- No Brasil, as instituições de educação infantil viveram um lento processo de expansão, parte ligada aos sistemas de educação, atendendo crianças de 4 a 6 anos, e parte vinculada aos órgãos de saúde e de assistência, com um contato indireto com a área educacional.
V- No Brasil, a creche foi criada exclusivamente com caráter assistencialista, com a finalidade de acolher os filhos de mães da classe operária e também aquelas crianças em situação de abandono.
Está correta apenas a sequência:
I, II e V ;
I, II e III;
I e IV;
II e IV;
I, II, IV, V;
O professor é visto como peça fundamental para que o trabalho da Educação Infantil, com crianças de 0 a 5 anos, obtenha êxito. Diversos fatores também interferem para que esse processo aconteça positivamente.
Identifique, nas afirmativas a seguir, outros fatores que favorecem positivamente esse trabalho
I. Ausência de um norte para estruturar o plano de ensino para as turmas até cinco anos.
II. Conhecimento e estudo da BNCC pelo professor.
III. Reconhecer a integração entre o educar, cuidar e o brincar.
IV. Alfabetização das crianças nessa etapa da escolarização.
V. Mobiliário adequado nas salas de aula.
Está correta a alternativa:
Apenas as alternativas III e a IV estão corretas.
Apenas as alternativas II, III e V estão corretas.
Apenas as alternativas I, II, III estão corretas.
Apenas a alternativa II está correta.
Todas as alternativas estão corretas.
Leia o pensamento abaixo:
Pouco se conhece sobre as culturas infantis porque pouco se ouve e pouco se pergunta às crianças e, ainda assim, quando isso acontece, a fala apresenta-se solta no texto, intacta, à margem das interpretações e análises dos pesquisadores. Estes parecem ficar prisioneiros de seus próprios referenciais de análise. Entre as ciências da educação, no âmbito da sociologia, há ainda resistência em aceitar o testemunho infantil como fonte de pesquisa confiável e respeitável. (QUINTEIRO, 2002, P.21)
Qual das afirmativas abaixo, em relação à concepção de criança, está de acordo com a afirmativa do autor?
Para que o conceito de infância, como momento de desenvolvimento do ser humano, fosse construído, foram necessários vários séculos.
Existem poucas fontes bibliográficas que retratam a história da infância, tendo como foco, a criança.
A concepção de infância vai sendo construída de forma linear e reconhecendo a criança, a infância, a sua presença, a sua voz....
A criança em diferentes épocas foi considerada como artefato social estudado pelas diferentes ciências da educação.
Historiadores sempre procuraram compreender o sentido da infância diferente do mundo adulto.
Você estudou sobre a necessidade do professor possuir uma formação inicial adequada para que possa compreender a importância do brincar e do educar na Educação Infantil. Portanto, leia a citação a seguir:
“Os saberes experienciais passarão a ser reconhecidos a partir do momento em que os professores manifestarem suas próprias ideias a respeito dos saberes curriculares e disciplinares e, sobretudo, a respeito de sua própria formação profissional. ” (TARDIF, 2003, p. 55)
Com base na citação do autor, sabendo que os saberes experienciais constituem o eixo central do saber docente, a partir do qual o professor estabelece relação entre a teoria e a sua prática, responda às questões abaixo, utilizando V (quando for verdadeira) e F (quando for falsa):
( ) Os saberes experienciais perpassam todos os outros saberes que o professor já possui dando a ele condição de novos aprendizados.
( ) Pelo saber experiencial, o professor age conforme suas experiências já bem sucedidas e consegue contribuir para o desenvolvimento da criança.
( ) Pelo saber experiencial, o professor age conforme suas experiências já bem sucedidas mas não consegue responder teoricamente suas ações.
( ) Pelo saber experiencial o professor consegue contribuir para o desenvolvimento da criança, tendo argumentos teórico para justificar como a criança pensa e se desenvolve.
( ) Os saberes experienciais constituem o eixo norteador do saber docente, embora o professor não consiga explicar a relação entre a teoria e a sua prática.
A alternativa correta é:
F, V, F, V, F
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
V, F, F, V, F
V, V, F, V, F
As práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena foram constituídos e regulamentados em decorrência de situações sociais concretas e influências políticas e econômicas internacionais. Hoje no século XXI muitas conquistas já foram alcançadas, mas muito ainda precisa ser realizado para que todas as crianças de o a 5 anos possam estar na primeira etapa da educação básica. A Educação Infantil com função pedagógica é considerada a principal conquista que levou a outras grandes mudanças. Essa concepção de infância com função pedagógica começa a ser mudada a partir de 1988. Qual documento que foi o marco para essa mudança?
Estatuto da Criança e do Adolescente
Constituição Federal
Formação Continuada em serviço
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Numere a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1-Aspecto cognitivo:
2- Aspecto psicomotores
3- Aspecto afetivos
( ) Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
( ) Propiciar atividades que favoreçam os processos de construção da identidade e autonomia dos alunos.
( ) Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Esta correta a sequência:
2,3,1
3,2,1
1,2,3
2,1,3
1,3,2
Na história da infância do Brasil, a maioria das instituições criadas, surgiram com a função de atender exclusivamente crianças de baixa renda e filhos de mães operárias, para que as mesmas fossem assistidas em suas necessidades básicas: alimentação, higiene, brincar e não se machucar enquanto os pais trabalhavam.
Estamos falando de qual função?
A importância ressaltada para os jogos e atividades lúdicas porque por meio deles a criança amadurece no seu tempo e de acordo com sua faixa etária e, por isso, todo professor deve incluir momentos lúdicos no seu planejamento.
O incentivo aos pais que substituem a sua ausência por aparelhos tecnológicos que dão prazer imediato, achando uma maravilha os alunos dominarem tal tecnologia.
A influência midiática por meio da televisão, videogames e computadores fazendo com que as crianças passem muito tempo em frente a esses aparelhos, privando-lhes das descobertas que as brincadeiras oferecem quando desenvolvidos no contato direto com o outro.
Os pais, ao tentarem compensar o "tempo perdido" pelas crianças com aparelhos eletrônicos e por dizerem-se preocupados com o futuro das mesmas, acabam por exagerar na carga de atividades como natação, inglês, música, entre outras e as escolas acompanham tal demanda.
As escolas, em resposta às demandas de pais preocupados como o futuro dos filhos, implementam trabalhos com apostila e tabletes desde o maternal, e dedicam um tempo grande aos conteúdos, em detrimento das brincadeiras livres.
Leia com atenção o parágrafo abaixo que se remete a formação profissional no curso de Pedagogia.
As Diretrizes Curriculares nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/CP nº 1, de 15/05/2006), em seu artigo 4º, dispõem:
“O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviço e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos”.
Com base na ideia expressa no documento acima, avalie as seguintes asserções:
I. O campo de atuação do pedagogo em espaço não escolar, no âmbito da Educação Infantil, é muito diversificado. Nesses espaços poderá desenvolver atividades pertinentes ao trabalho pedagógico como: elaboração de materiais didáticos, coordenação de trabalhos de grupo, projetos pedagógicos, entre outros.
PORQUE
II. Nesses espaços não escolares, ao interagir com os profissionais das demais áreas, o pedagogo poderá realizar diferentes atividades, como por exemplo: (em empresa - gestão de pessoas -, em presídios – trabalho pedagógico com bebês filhos de presidiárias durante período de amamentação, hospitais – trabalho pedagógico com crianças que precisam permanecer internadas para tratamentos por um tempo prolongado).
A respeito dessas asserções assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
Sobre a Educação Infantil no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I-Somente a partir de 1889, no regime republicano, as instituições destinadas às crianças pequenas começaram a surgir em números maiores.
II- Os jardins de infância vão surgindo com o mesmo caráter de cuidar das crianças pobres, sem a definição se seriam mantidos por entidades públicas ou privadas.
III- Até meados do século XX, a função predominante de quem cuidava dessas crianças era a pedagógica, porque alfabetizar as crianças das classes trabalhadoras era a prioridade.
IV- No Brasil, as instituições de educação infantil viveram um lento processo de expansão, parte ligada aos sistemas de educação, atendendo crianças de 4 a 6 anos, e parte vinculada aos órgãos de saúde e de assistência, com um contato indireto com a área educacional.
V- No Brasil, a creche foi criada exclusivamente com caráter assistencialista, com a finalidade de acolher os filhos de mães da classe operária e também aquelas crianças em situação de abandono.
Está correta apenas a sequência:
I, II e V ;
I, II e III;
I e IV;
II e IV;
I, II, IV, V;
O professor é visto como peça fundamental para que o trabalho da Educação Infantil, com crianças de 0 a 5 anos, obtenha êxito. Diversos fatores também interferem para que esse processo aconteça positivamente.
Identifique, nas afirmativas a seguir, outros fatores que favorecem positivamente esse trabalho
I. Ausência de um norte para estruturar o plano de ensino para as turmas até cinco anos.
II. Conhecimento e estudo da BNCC pelo professor.
III. Reconhecer a integração entre o educar, cuidar e o brincar.
IV. Alfabetização das crianças nessa etapa da escolarização.
V. Mobiliário adequado nas salas de aula.
Está correta a alternativa:
Apenas as alternativas III e a IV estão corretas.
Apenas as alternativas II, III e V estão corretas.
Apenas as alternativas I, II, III estão corretas.
Apenas a alternativa II está correta.
Todas as alternativas estão corretas.
Leia o pensamento abaixo:
Pouco se conhece sobre as culturas infantis porque pouco se ouve e pouco se pergunta às crianças e, ainda assim, quando isso acontece, a fala apresenta-se solta no texto, intacta, à margem das interpretações e análises dos pesquisadores. Estes parecem ficar prisioneiros de seus próprios referenciais de análise. Entre as ciências da educação, no âmbito da sociologia, há ainda resistência em aceitar o testemunho infantil como fonte de pesquisa confiável e respeitável. (QUINTEIRO, 2002, P.21)
Qual das afirmativas abaixo, em relação à concepção de criança, está de acordo com a afirmativa do autor?
Para que o conceito de infância, como momento de desenvolvimento do ser humano, fosse construído, foram necessários vários séculos.
Existem poucas fontes bibliográficas que retratam a história da infância, tendo como foco, a criança.
A concepção de infância vai sendo construída de forma linear e reconhecendo a criança, a infância, a sua presença, a sua voz....
A criança em diferentes épocas foi considerada como artefato social estudado pelas diferentes ciências da educação.
Historiadores sempre procuraram compreender o sentido da infância diferente do mundo adulto.
Você estudou sobre a necessidade do professor possuir uma formação inicial adequada para que possa compreender a importância do brincar e do educar na Educação Infantil. Portanto, leia a citação a seguir:
“Os saberes experienciais passarão a ser reconhecidos a partir do momento em que os professores manifestarem suas próprias ideias a respeito dos saberes curriculares e disciplinares e, sobretudo, a respeito de sua própria formação profissional. ” (TARDIF, 2003, p. 55)
Com base na citação do autor, sabendo que os saberes experienciais constituem o eixo central do saber docente, a partir do qual o professor estabelece relação entre a teoria e a sua prática, responda às questões abaixo, utilizando V (quando for verdadeira) e F (quando for falsa):
( ) Os saberes experienciais perpassam todos os outros saberes que o professor já possui dando a ele condição de novos aprendizados.
( ) Pelo saber experiencial, o professor age conforme suas experiências já bem sucedidas e consegue contribuir para o desenvolvimento da criança.
( ) Pelo saber experiencial, o professor age conforme suas experiências já bem sucedidas mas não consegue responder teoricamente suas ações.
( ) Pelo saber experiencial o professor consegue contribuir para o desenvolvimento da criança, tendo argumentos teórico para justificar como a criança pensa e se desenvolve.
( ) Os saberes experienciais constituem o eixo norteador do saber docente, embora o professor não consiga explicar a relação entre a teoria e a sua prática.
A alternativa correta é:
F, V, F, V, F
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
V, F, F, V, F
V, V, F, V, F
As práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena foram constituídos e regulamentados em decorrência de situações sociais concretas e influências políticas e econômicas internacionais. Hoje no século XXI muitas conquistas já foram alcançadas, mas muito ainda precisa ser realizado para que todas as crianças de o a 5 anos possam estar na primeira etapa da educação básica. A Educação Infantil com função pedagógica é considerada a principal conquista que levou a outras grandes mudanças. Essa concepção de infância com função pedagógica começa a ser mudada a partir de 1988. Qual documento que foi o marco para essa mudança?
Estatuto da Criança e do Adolescente
Constituição Federal
Formação Continuada em serviço
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Numere a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1-Aspecto cognitivo:
2- Aspecto psicomotores
3- Aspecto afetivos
( ) Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
( ) Propiciar atividades que favoreçam os processos de construção da identidade e autonomia dos alunos.
( ) Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Esta correta a sequência:
2,3,1
3,2,1
1,2,3
2,1,3
1,3,2
Na história da infância do Brasil, a maioria das instituições criadas, surgiram com a função de atender exclusivamente crianças de baixa renda e filhos de mães operárias, para que as mesmas fossem assistidas em suas necessidades básicas: alimentação, higiene, brincar e não se machucar enquanto os pais trabalhavam.
Estamos falando de qual função?
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições falsas.
Sobre a Educação Infantil no Brasil, analise as afirmativas a seguir.
I-Somente a partir de 1889, no regime republicano, as instituições destinadas às crianças pequenas começaram a surgir em números maiores.
II- Os jardins de infância vão surgindo com o mesmo caráter de cuidar das crianças pobres, sem a definição se seriam mantidos por entidades públicas ou privadas.
III- Até meados do século XX, a função predominante de quem cuidava dessas crianças era a pedagógica, porque alfabetizar as crianças das classes trabalhadoras era a prioridade.
IV- No Brasil, as instituições de educação infantil viveram um lento processo de expansão, parte ligada aos sistemas de educação, atendendo crianças de 4 a 6 anos, e parte vinculada aos órgãos de saúde e de assistência, com um contato indireto com a área educacional.
V- No Brasil, a creche foi criada exclusivamente com caráter assistencialista, com a finalidade de acolher os filhos de mães da classe operária e também aquelas crianças em situação de abandono.
Está correta apenas a sequência:
I, II e V ;
I, II e III;
I e IV;
II e IV;
I, II, IV, V;
O professor é visto como peça fundamental para que o trabalho da Educação Infantil, com crianças de 0 a 5 anos, obtenha êxito. Diversos fatores também interferem para que esse processo aconteça positivamente.
Identifique, nas afirmativas a seguir, outros fatores que favorecem positivamente esse trabalho
I. Ausência de um norte para estruturar o plano de ensino para as turmas até cinco anos.
II. Conhecimento e estudo da BNCC pelo professor.
III. Reconhecer a integração entre o educar, cuidar e o brincar.
IV. Alfabetização das crianças nessa etapa da escolarização.
V. Mobiliário adequado nas salas de aula.
Está correta a alternativa:
Apenas as alternativas III e a IV estão corretas.
Apenas as alternativas II, III e V estão corretas.
Apenas as alternativas I, II, III estão corretas.
Apenas a alternativa II está correta.
Todas as alternativas estão corretas.
Leia o pensamento abaixo:
Pouco se conhece sobre as culturas infantis porque pouco se ouve e pouco se pergunta às crianças e, ainda assim, quando isso acontece, a fala apresenta-se solta no texto, intacta, à margem das interpretações e análises dos pesquisadores. Estes parecem ficar prisioneiros de seus próprios referenciais de análise. Entre as ciências da educação, no âmbito da sociologia, há ainda resistência em aceitar o testemunho infantil como fonte de pesquisa confiável e respeitável. (QUINTEIRO, 2002, P.21)
Qual das afirmativas abaixo, em relação à concepção de criança, está de acordo com a afirmativa do autor?
Para que o conceito de infância, como momento de desenvolvimento do ser humano, fosse construído, foram necessários vários séculos.
Existem poucas fontes bibliográficas que retratam a história da infância, tendo como foco, a criança.
A concepção de infância vai sendo construída de forma linear e reconhecendo a criança, a infância, a sua presença, a sua voz....
A criança em diferentes épocas foi considerada como artefato social estudado pelas diferentes ciências da educação.
Historiadores sempre procuraram compreender o sentido da infância diferente do mundo adulto.
Você estudou sobre a necessidade do professor possuir uma formação inicial adequada para que possa compreender a importância do brincar e do educar na Educação Infantil. Portanto, leia a citação a seguir:
“Os saberes experienciais passarão a ser reconhecidos a partir do momento em que os professores manifestarem suas próprias ideias a respeito dos saberes curriculares e disciplinares e, sobretudo, a respeito de sua própria formação profissional. ” (TARDIF, 2003, p. 55)
Com base na citação do autor, sabendo que os saberes experienciais constituem o eixo central do saber docente, a partir do qual o professor estabelece relação entre a teoria e a sua prática, responda às questões abaixo, utilizando V (quando for verdadeira) e F (quando for falsa):
( ) Os saberes experienciais perpassam todos os outros saberes que o professor já possui dando a ele condição de novos aprendizados.
( ) Pelo saber experiencial, o professor age conforme suas experiências já bem sucedidas e consegue contribuir para o desenvolvimento da criança.
( ) Pelo saber experiencial, o professor age conforme suas experiências já bem sucedidas mas não consegue responder teoricamente suas ações.
( ) Pelo saber experiencial o professor consegue contribuir para o desenvolvimento da criança, tendo argumentos teórico para justificar como a criança pensa e se desenvolve.
( ) Os saberes experienciais constituem o eixo norteador do saber docente, embora o professor não consiga explicar a relação entre a teoria e a sua prática.
A alternativa correta é:
F, V, F, V, F
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
V, F, F, V, F
V, V, F, V, F
As práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena foram constituídos e regulamentados em decorrência de situações sociais concretas e influências políticas e econômicas internacionais. Hoje no século XXI muitas conquistas já foram alcançadas, mas muito ainda precisa ser realizado para que todas as crianças de o a 5 anos possam estar na primeira etapa da educação básica. A Educação Infantil com função pedagógica é considerada a principal conquista que levou a outras grandes mudanças. Essa concepção de infância com função pedagógica começa a ser mudada a partir de 1988. Qual documento que foi o marco para essa mudança?
Estatuto da Criança e do Adolescente
Constituição Federal
Formação Continuada em serviço
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Numere a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1-Aspecto cognitivo:
2- Aspecto psicomotores
3- Aspecto afetivos
( ) Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
( ) Propiciar atividades que favoreçam os processos de construção da identidade e autonomia dos alunos.
( ) Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Esta correta a sequência:
2,3,1
3,2,1
1,2,3
2,1,3
1,3,2
Na história da infância do Brasil, a maioria das instituições criadas, surgiram com a função de atender exclusivamente crianças de baixa renda e filhos de mães operárias, para que as mesmas fossem assistidas em suas necessidades básicas: alimentação, higiene, brincar e não se machucar enquanto os pais trabalhavam.
Estamos falando de qual função?
I, II e V ;
I, II e III;
I e IV;
II e IV;
I, II, IV, V;
O professor é visto como peça fundamental para que o trabalho da Educação Infantil, com crianças de 0 a 5 anos, obtenha êxito. Diversos fatores também interferem para que esse processo aconteça positivamente.
Identifique, nas afirmativas a seguir, outros fatores que favorecem positivamente esse trabalho
I. Ausência de um norte para estruturar o plano de ensino para as turmas até cinco anos.
II. Conhecimento e estudo da BNCC pelo professor.
III. Reconhecer a integração entre o educar, cuidar e o brincar.
IV. Alfabetização das crianças nessa etapa da escolarização.
V. Mobiliário adequado nas salas de aula.
Está correta a alternativa:
Apenas as alternativas III e a IV estão corretas.
Apenas as alternativas II, III e V estão corretas.
Apenas as alternativas I, II, III estão corretas.
Apenas a alternativa II está correta.
Todas as alternativas estão corretas.
Leia o pensamento abaixo:
Pouco se conhece sobre as culturas infantis porque pouco se ouve e pouco se pergunta às crianças e, ainda assim, quando isso acontece, a fala apresenta-se solta no texto, intacta, à margem das interpretações e análises dos pesquisadores. Estes parecem ficar prisioneiros de seus próprios referenciais de análise. Entre as ciências da educação, no âmbito da sociologia, há ainda resistência em aceitar o testemunho infantil como fonte de pesquisa confiável e respeitável. (QUINTEIRO, 2002, P.21)
Qual das afirmativas abaixo, em relação à concepção de criança, está de acordo com a afirmativa do autor?
Para que o conceito de infância, como momento de desenvolvimento do ser humano, fosse construído, foram necessários vários séculos.
Existem poucas fontes bibliográficas que retratam a história da infância, tendo como foco, a criança.
A concepção de infância vai sendo construída de forma linear e reconhecendo a criança, a infância, a sua presença, a sua voz....
A criança em diferentes épocas foi considerada como artefato social estudado pelas diferentes ciências da educação.
Historiadores sempre procuraram compreender o sentido da infância diferente do mundo adulto.
Você estudou sobre a necessidade do professor possuir uma formação inicial adequada para que possa compreender a importância do brincar e do educar na Educação Infantil. Portanto, leia a citação a seguir:
“Os saberes experienciais passarão a ser reconhecidos a partir do momento em que os professores manifestarem suas próprias ideias a respeito dos saberes curriculares e disciplinares e, sobretudo, a respeito de sua própria formação profissional. ” (TARDIF, 2003, p. 55)
Com base na citação do autor, sabendo que os saberes experienciais constituem o eixo central do saber docente, a partir do qual o professor estabelece relação entre a teoria e a sua prática, responda às questões abaixo, utilizando V (quando for verdadeira) e F (quando for falsa):
( ) Os saberes experienciais perpassam todos os outros saberes que o professor já possui dando a ele condição de novos aprendizados.
( ) Pelo saber experiencial, o professor age conforme suas experiências já bem sucedidas e consegue contribuir para o desenvolvimento da criança.
( ) Pelo saber experiencial, o professor age conforme suas experiências já bem sucedidas mas não consegue responder teoricamente suas ações.
( ) Pelo saber experiencial o professor consegue contribuir para o desenvolvimento da criança, tendo argumentos teórico para justificar como a criança pensa e se desenvolve.
( ) Os saberes experienciais constituem o eixo norteador do saber docente, embora o professor não consiga explicar a relação entre a teoria e a sua prática.
A alternativa correta é:
F, V, F, V, F
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
V, F, F, V, F
V, V, F, V, F
As práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena foram constituídos e regulamentados em decorrência de situações sociais concretas e influências políticas e econômicas internacionais. Hoje no século XXI muitas conquistas já foram alcançadas, mas muito ainda precisa ser realizado para que todas as crianças de o a 5 anos possam estar na primeira etapa da educação básica. A Educação Infantil com função pedagógica é considerada a principal conquista que levou a outras grandes mudanças. Essa concepção de infância com função pedagógica começa a ser mudada a partir de 1988. Qual documento que foi o marco para essa mudança?
Estatuto da Criança e do Adolescente
Constituição Federal
Formação Continuada em serviço
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Numere a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1-Aspecto cognitivo:
2- Aspecto psicomotores
3- Aspecto afetivos
( ) Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
( ) Propiciar atividades que favoreçam os processos de construção da identidade e autonomia dos alunos.
( ) Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Esta correta a sequência:
2,3,1
3,2,1
1,2,3
2,1,3
1,3,2
Na história da infância do Brasil, a maioria das instituições criadas, surgiram com a função de atender exclusivamente crianças de baixa renda e filhos de mães operárias, para que as mesmas fossem assistidas em suas necessidades básicas: alimentação, higiene, brincar e não se machucar enquanto os pais trabalhavam.
Estamos falando de qual função?
Apenas as alternativas III e a IV estão corretas.
Apenas as alternativas II, III e V estão corretas.
Apenas as alternativas I, II, III estão corretas.
Apenas a alternativa II está correta.
Todas as alternativas estão corretas.
Leia o pensamento abaixo:
Pouco se conhece sobre as culturas infantis porque pouco se ouve e pouco se pergunta às crianças e, ainda assim, quando isso acontece, a fala apresenta-se solta no texto, intacta, à margem das interpretações e análises dos pesquisadores. Estes parecem ficar prisioneiros de seus próprios referenciais de análise. Entre as ciências da educação, no âmbito da sociologia, há ainda resistência em aceitar o testemunho infantil como fonte de pesquisa confiável e respeitável. (QUINTEIRO, 2002, P.21)
Qual das afirmativas abaixo, em relação à concepção de criança, está de acordo com a afirmativa do autor?
Para que o conceito de infância, como momento de desenvolvimento do ser humano, fosse construído, foram necessários vários séculos.
Existem poucas fontes bibliográficas que retratam a história da infância, tendo como foco, a criança.
A concepção de infância vai sendo construída de forma linear e reconhecendo a criança, a infância, a sua presença, a sua voz....
A criança em diferentes épocas foi considerada como artefato social estudado pelas diferentes ciências da educação.
Historiadores sempre procuraram compreender o sentido da infância diferente do mundo adulto.
Você estudou sobre a necessidade do professor possuir uma formação inicial adequada para que possa compreender a importância do brincar e do educar na Educação Infantil. Portanto, leia a citação a seguir:
“Os saberes experienciais passarão a ser reconhecidos a partir do momento em que os professores manifestarem suas próprias ideias a respeito dos saberes curriculares e disciplinares e, sobretudo, a respeito de sua própria formação profissional. ” (TARDIF, 2003, p. 55)
Com base na citação do autor, sabendo que os saberes experienciais constituem o eixo central do saber docente, a partir do qual o professor estabelece relação entre a teoria e a sua prática, responda às questões abaixo, utilizando V (quando for verdadeira) e F (quando for falsa):
( ) Os saberes experienciais perpassam todos os outros saberes que o professor já possui dando a ele condição de novos aprendizados.
( ) Pelo saber experiencial, o professor age conforme suas experiências já bem sucedidas e consegue contribuir para o desenvolvimento da criança.
( ) Pelo saber experiencial, o professor age conforme suas experiências já bem sucedidas mas não consegue responder teoricamente suas ações.
( ) Pelo saber experiencial o professor consegue contribuir para o desenvolvimento da criança, tendo argumentos teórico para justificar como a criança pensa e se desenvolve.
( ) Os saberes experienciais constituem o eixo norteador do saber docente, embora o professor não consiga explicar a relação entre a teoria e a sua prática.
A alternativa correta é:
F, V, F, V, F
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
V, F, F, V, F
V, V, F, V, F
As práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena foram constituídos e regulamentados em decorrência de situações sociais concretas e influências políticas e econômicas internacionais. Hoje no século XXI muitas conquistas já foram alcançadas, mas muito ainda precisa ser realizado para que todas as crianças de o a 5 anos possam estar na primeira etapa da educação básica. A Educação Infantil com função pedagógica é considerada a principal conquista que levou a outras grandes mudanças. Essa concepção de infância com função pedagógica começa a ser mudada a partir de 1988. Qual documento que foi o marco para essa mudança?
Estatuto da Criança e do Adolescente
Constituição Federal
Formação Continuada em serviço
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Numere a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1-Aspecto cognitivo:
2- Aspecto psicomotores
3- Aspecto afetivos
( ) Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
( ) Propiciar atividades que favoreçam os processos de construção da identidade e autonomia dos alunos.
( ) Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Esta correta a sequência:
2,3,1
3,2,1
1,2,3
2,1,3
1,3,2
Na história da infância do Brasil, a maioria das instituições criadas, surgiram com a função de atender exclusivamente crianças de baixa renda e filhos de mães operárias, para que as mesmas fossem assistidas em suas necessidades básicas: alimentação, higiene, brincar e não se machucar enquanto os pais trabalhavam.
Estamos falando de qual função?
Para que o conceito de infância, como momento de desenvolvimento do ser humano, fosse construído, foram necessários vários séculos.
Existem poucas fontes bibliográficas que retratam a história da infância, tendo como foco, a criança.
A concepção de infância vai sendo construída de forma linear e reconhecendo a criança, a infância, a sua presença, a sua voz....
A criança em diferentes épocas foi considerada como artefato social estudado pelas diferentes ciências da educação.
Historiadores sempre procuraram compreender o sentido da infância diferente do mundo adulto.
Você estudou sobre a necessidade do professor possuir uma formação inicial adequada para que possa compreender a importância do brincar e do educar na Educação Infantil. Portanto, leia a citação a seguir:
“Os saberes experienciais passarão a ser reconhecidos a partir do momento em que os professores manifestarem suas próprias ideias a respeito dos saberes curriculares e disciplinares e, sobretudo, a respeito de sua própria formação profissional. ” (TARDIF, 2003, p. 55)
Com base na citação do autor, sabendo que os saberes experienciais constituem o eixo central do saber docente, a partir do qual o professor estabelece relação entre a teoria e a sua prática, responda às questões abaixo, utilizando V (quando for verdadeira) e F (quando for falsa):
( ) Os saberes experienciais perpassam todos os outros saberes que o professor já possui dando a ele condição de novos aprendizados.
( ) Pelo saber experiencial, o professor age conforme suas experiências já bem sucedidas e consegue contribuir para o desenvolvimento da criança.
( ) Pelo saber experiencial, o professor age conforme suas experiências já bem sucedidas mas não consegue responder teoricamente suas ações.
( ) Pelo saber experiencial o professor consegue contribuir para o desenvolvimento da criança, tendo argumentos teórico para justificar como a criança pensa e se desenvolve.
( ) Os saberes experienciais constituem o eixo norteador do saber docente, embora o professor não consiga explicar a relação entre a teoria e a sua prática.
A alternativa correta é:
F, V, F, V, F
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
V, F, F, V, F
V, V, F, V, F
As práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena foram constituídos e regulamentados em decorrência de situações sociais concretas e influências políticas e econômicas internacionais. Hoje no século XXI muitas conquistas já foram alcançadas, mas muito ainda precisa ser realizado para que todas as crianças de o a 5 anos possam estar na primeira etapa da educação básica. A Educação Infantil com função pedagógica é considerada a principal conquista que levou a outras grandes mudanças. Essa concepção de infância com função pedagógica começa a ser mudada a partir de 1988. Qual documento que foi o marco para essa mudança?
Estatuto da Criança e do Adolescente
Constituição Federal
Formação Continuada em serviço
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Numere a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1-Aspecto cognitivo:
2- Aspecto psicomotores
3- Aspecto afetivos
( ) Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
( ) Propiciar atividades que favoreçam os processos de construção da identidade e autonomia dos alunos.
( ) Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Esta correta a sequência:
2,3,1
3,2,1
1,2,3
2,1,3
1,3,2
Na história da infância do Brasil, a maioria das instituições criadas, surgiram com a função de atender exclusivamente crianças de baixa renda e filhos de mães operárias, para que as mesmas fossem assistidas em suas necessidades básicas: alimentação, higiene, brincar e não se machucar enquanto os pais trabalhavam.
Estamos falando de qual função?
F, V, F, V, F
V, V, F, V, V
V, V, V, V, F
V, F, F, V, F
V, V, F, V, F
As práticas educativas e conceitos referentes à educação da criança pequena foram constituídos e regulamentados em decorrência de situações sociais concretas e influências políticas e econômicas internacionais. Hoje no século XXI muitas conquistas já foram alcançadas, mas muito ainda precisa ser realizado para que todas as crianças de o a 5 anos possam estar na primeira etapa da educação básica. A Educação Infantil com função pedagógica é considerada a principal conquista que levou a outras grandes mudanças. Essa concepção de infância com função pedagógica começa a ser mudada a partir de 1988. Qual documento que foi o marco para essa mudança?
Estatuto da Criança e do Adolescente
Constituição Federal
Formação Continuada em serviço
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Numere a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1-Aspecto cognitivo:
2- Aspecto psicomotores
3- Aspecto afetivos
( ) Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
( ) Propiciar atividades que favoreçam os processos de construção da identidade e autonomia dos alunos.
( ) Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Esta correta a sequência:
2,3,1
3,2,1
1,2,3
2,1,3
1,3,2
Na história da infância do Brasil, a maioria das instituições criadas, surgiram com a função de atender exclusivamente crianças de baixa renda e filhos de mães operárias, para que as mesmas fossem assistidas em suas necessidades básicas: alimentação, higiene, brincar e não se machucar enquanto os pais trabalhavam.
Estamos falando de qual função?
Estatuto da Criança e do Adolescente
Constituição Federal
Formação Continuada em serviço
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
As atribuições de um professor-gestor de uma sala de Educação Infantil abrangem dentre outras funções, o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos da criança.
Numere a 1ª coluna de acordo com a 2ª:
1-Aspecto cognitivo:
2- Aspecto psicomotores
3- Aspecto afetivos
( ) Propor atividades que desenvolvam o conhecimento social, físico e lógico-matemático.
( ) Propiciar atividades que favoreçam os processos de construção da identidade e autonomia dos alunos.
( ) Dinamizar projetos educativos que proporcionem à criança utilizar o corpo como elemento de comunicação, coordenando a ação corporal.
Esta correta a sequência:
2,3,1
3,2,1
1,2,3
2,1,3
1,3,2
Na história da infância do Brasil, a maioria das instituições criadas, surgiram com a função de atender exclusivamente crianças de baixa renda e filhos de mães operárias, para que as mesmas fossem assistidas em suas necessidades básicas: alimentação, higiene, brincar e não se machucar enquanto os pais trabalhavam.
Estamos falando de qual função?
2,3,1
3,2,1
1,2,3
2,1,3
1,3,2